segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mãe


“Eu quero ser igual a minha mãe.” Manheee, não se iluda! Como filhos, eles amam e respeitam profundamente suas mães e acabam se confundindo entre ser e admirar. (Aqui que entra a questão da rebeldia na adolescência, onde você fica entre o que é e o que queriam que você fosse). Quando você admira e ama com todo amor, necessariamente não quer ser igual. Você é você, tem uma base diferente e jamais tomará as mesmas atitudes se for agir por suas próprias ideias.

Eu a amo, eu a cuido, a ajudo e estou presente. Eu a escuto e a aconselho. Observo e, claro, dou os meus palpites. Está é uma ligação forte e real. É o único e verdadeiro amor. Pelo menos o que não tem como se quebrar, acabar, enjoar. Ser filho é estar aberto. Se mãe, mais ainda.

Os conselhos? Para sempre escutaremos. As proibições? Cessarão. Respeitamos suas escolhas e pedimos que faça o mesmo. Esse amor é complicado, pois ao mesmo tempo em que se ama, se cobra. O medo de que não siga pelo caminho sonhado, de que não aja de maneira já esquematizada por ela, o medo de que reaja de forma impensada, faz com que as mães sejam muitas vezes vistas como chefes. Àqueles que não permitimos magoar. Não queremos perder o cargo de confiança ofertado. Na sua frente, mostramos o que elas gostariam de ver. E mesmo que sejamos verdadeiros, usamos a máscara de filhos. E ela, a de mãe. E isso, não é prejudicial, é apenas um modo de preservar esse amor.

Agir como ela age e vice versa, não ajudará essa ligação, só a mascarará mais. Ao se libertar de estereótipos introduzidos durante a criação, o filho mostrará o quão real é e o quão o trabalho de sua mãe teve sucesso. Saber fazer escolhas mostra que você é um ser único e que sabe andar por suas próprias pernas, que pode e é, e só trará orgulho a ela. 

O orgulho é o que procuramos das mães e elas, também, dos filhos. O alimento santo, o que realmente sustenta essa ligação, é verdade. Não tenha medo das cobranças, elas deverão se extinguir assim que percebe-se que este outro ser é diferente, mas é tão perfeito quanto ela. Ou como ela queria que fosse.

Poste atrasado. Mas, de todo meu coração.=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário